Contabilidade de Custos
Para que uma empresa possa operar diariamente, ela necessita realizar desembolsos de valores. Estes precisam ser acompanhados de perto pois o descontrole ou desconhecimento de algum deles poderá criar diversos problemas.
Os gastos sempre precisam ser verificados pelo gestores uma vez que eles podem influenciar as tomadas de decisão nas instituições. Caso não o façam as empresas podem ter saídas maiores que seus ganhos e futuramente comecem a gastar o dinheiro que não estava planejado utilizando assim diversos meios que pode aumentar sua dívida seja em curto, médio ou longo prazo.
Para que isso não aconteça é necessário ter um controle de cada valor que a empresa teve que desembolsar para realizar o seu trabalho. Eles precisam ser separados em três categorias nas qual cada uma delas irá ter uma destinação específica e um tratamento diferenciado. Mas antes precisamos conceituar o que é gasto.
Gastos
Em seu livro Contabilidade de Custos, Eliseu Martins descreve gastos como:
" Compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade
(desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente
dinheiro)."
Essa definição nos demonstra que o gastos necessita de um dispêndio financeiro para ser realizado, ou seja, uma saída de dinheiro que pode ser caracterizada com atual ou futura dentro da organização.
Como dissemos anteriormente este valor terá uma destinação específica segundo alguns critérios, podendo assim criar classificações. Os gastos podem ser classificados em Custo, Despesa ou Perda.
Custos
O site Portal da Contabilidade descreve da seguinte maneira a conceituação de Custos:
"De acordo com a NPC 2 do IBRACON, 'Custo é a soma dos gastos incorridos e necessários para a aquisição, conversão e outros procedimentos necessários para trazer os estoques à sua condição e localização atuais, e compreende todos os gastos incorridos na sua aquisição ou produção, de modo a colocá-los em condições de serem vendidos, transformados, utilizados na elaboração de produtos ou na prestação de serviços que façam parte do objeto social da entidade, ou realizados de qualquer outra forma.'"
Neste caso os custos estão mais ligados a produção de materiais ou na prestação dos serviços de uma empresa aos seus clientes.
Despesas
As despesas são todos os gastos que não fazem parte diretamente da produção porém são utilizados para a realização dos processos internos dentro da instituição, na venda dos produtos ou prestação dos serviços.
Exemplo: Toda empresa que realiza o trabalho na qual a sua atividade fim não é administrativa terá os seus gastos com administração classificados como despesas.
Perda
As perdas são todos os dispêndios realizados que não tem condições de reposição parcial ou integral dos valores gastos pela empresa.
Se uma empresa realiza um desembolso financeiro e este não pode ser recuperado o valor se torna uma perda para a empresa.
Todos os gastos pode ter variações de acordo com a empresa e o trabalho realizado por ela. Uma fábrica poderá ter os gastos administrativos classificados como despesas mas uma empresa prestadora de serviços administrativos poderá ter esses gastos como custos.
Caso seja necessário entre em contato com o seu contador para saber mais sobre como é o funcionamento da gestão de custos e como ela pode lhe auxiliar nas tomadas de decisão estratégica na empresa.
Comentários
Postar um comentário