A Importância da Formalização do Negócio
Toda pessoa que inicia a sua caminhada na busca do próprio negócio, uma hora vai necessitar em realizar a formalização da sua empresa. Pois caso não o faça pode estar perdendo oportunidades valiosas no mercado. Este processo é crucial para o empresário pois dá mais segurança a ele no seu trabalho.
No seu site o Sebrae diz:
"É mais segurança para os investimentos feitos na empreitada, que viverá em conformidade com as leis federais e estaduais. A informalidade é um risco para o empreendedor. Por exemplo: as mercadorias podem ser apreendidas pelo poder público, ficando limitada a possibilidade de crescimento e de divulgação do seu negócio."
A partir do momento que o gestor toma essa decisão ele terá vantagens que podem ser utilizadas na condução do seu negócio, como: linhas de crédito, fechamento de parcerias e segurança.
Acesso de linhas de crédito
Quando a empresa está formalizada ela tem acesso a crédito pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Ele disponibiliza o valor com taxa mais baixas e prazos mais estendidos podendo ter dois anos de carência além de 1 a 5 anos para pagamento.
De acordo com o que está descrito no site do Banco, essa linha está liberada para o seguintes empreendimentos:
"A linha BNDES Crédito Pequenas Empresas é aderente às necessidades do dia-a-dia das micro, pequenas e médias empresas. Podem solicitar financiamento clientes que faturem até R$ 90 milhões, com prazo de até 5 (cinco) anos, com até 2 (dois) anos de carência, até o limite de R$ 10 milhões por ano."
Fechamento de parcerias
Quando a empresa está regularizada ela consegue ter mais credibilidade junto a outras instituições conseguindo fechar negócios que podem ser benefícios a ambos e assim aumentando a sua visibilidade. Isso porque a regularização demonstra para os stakeholders a seriedade e responsabilidade junto ao mercado na qual atua buscando o crescimento saudável e sustentável.
Segurança
Com a formalização, a instituição estará resguardada pela constituição podendo utilizar de benefícios fiscais e de eventualidades não esperadas pela instituição.
O Sebrae descreve que:
"Segurança jurídica: A formalização de qualquer empresa permite que ela esteja ampara pelas leis em vigor. Para as empresas de porte como o MEI, ME, EPP e Produtor Rural, a legislação que rege as vantagens e benefícios só poderá ser mudada pelo Congresso Nacional, dando segurança ao empreendedor, pois torna as regras mais estáveis e para serem alteradas necessitam de outra Lei Complementar a ser votada também pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da República."
Comentários
Postar um comentário