Como Gerar a Guia do Imposto Sobre Operações na Bolsa
Após a apuração do imposto, o contribuinte necessita realizar a geração da guia para realizar o pagamento. Uma das formas de realizar este processo é acessar o próprio site da Receita Federal.
https://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/pagamentos-e-parcelamentos/darf-calculo-e-impressao-programa-sicalc-1/programa-para-calculo-e-emissao-de-darf-on-line-de-tributos-e-contribuicoes-federais-exceto-contribuicoes-previdenciarias
Neste momento, clique na opção:
SIC@LCWEB - Cálculo e Emissão de Darf On Line de Tributos e Contribuições da Pessoa Física |
Ele necessitará de escolher a opção preenchimento rápido onde será direcionado para uma nova página que solicitará os seus dados para realizar a identificação.
No exemplo a seguir os dados foram ocultados para preservação da pessoa física que dispôs os seus dados para a exemplificação.
O campos que estão ocultados virão preenchidos com os dados do contribuinte, verifique se estão corretos e após esta etapa coloque o código 6015 no campo Código ou nome da receita.
Neste momento aparecerá novos campos para inserção de novos dados sendo que o período de apuração será o mês que foi identificado a necessidade de pagamento do imposto. Exemplo: o investidor apura as suas operações no mês 01/2021, então o seus período de apuração será o mesmo.
Após inserir o período de apuração, a data de vencimento será preenchida automaticamente com a data do último dia do mês subsequente do período apurado. Em seguida, coloque o valor a pagar e clique em calcular.
Verifique os dados e depois selecione e clique em Emitir DARF.
Observação: O sistema da Receita não emite valores inferiores a R$ 10,00. Caso aconteça, acumule o valor, até que ele ultrapasse o mínimo de R$ 10,00 para geração da guia.
Comentários
Postar um comentário