Casas Bahia: Uma Luz no Fim do Túnel?



Loja da Casas Bahia - Crédito: Divulgação

Recentemente a empresa Via Varejo que é controladora da marca Casas Bahia reportou para o mercado os resultados do segundo semestre de 2024 e contrariando as previsões de alguns analistas entregou um lucro líquido na casa de R$ 37 milhões de reais.


Esse resultado acontece depois de uma reestruturação que a empresa começou a realizar no segundo semestre do ano passado buscando melhoria operacional para conseguir atravessar os desafios que ela estaria prestes a passar. Com cortes na mão de obra na casa de 20%, redução do giro do estoque de 97 para 82 dias e o fechamento de lojas com menor lucratividade estão entre as ações desenvolvidas pela gigante do varejo para conseguir reverter o prejuízo de R$ 492 milhões registrados no segundo trimestre de 2023.


Apesar de a EBTIDA (  Lucro antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) ajustado apresentou uma queda 3,5% no anualizado, ela foi melhor que do primeiro trimestre de indicou um declínio de 7% na comparação. As receitas tiveram uma queda no período verificado de 13,5% no período apurado porém entregando uma margem bruta 30% com uma aumento de 1,6 ponto percentuais.


Segundo o presidente executivo da empresa Renato Fraklin: "O segundo trimestre foi o ponto de inflexão, agora a gente vai ter um crescimento, não é um crescimento astronômico, mas é um crescimento marginal”.


Podemos concluir com os resultados demonstrados que a empresa está no caminho certo para um crescimento e melhoria operacional contínua porém é bom destacar que a mesma precisa manter o processo de reestruturação e recuperação extrajudicial na linha para que os objetivos seja alcançados. Podemos estar vendo uma novo ciclo para varejista ou será que foi somente um resultado atípico?

Obs: Este conteúdo é formato informativo e não uma sugestão de investimento.


Comentários